sábado, 1 de fevereiro de 2014

Festival de Barcelos, no AM

Mais de 10 mil turistas são esperados para o

Festa será realizada no primeiro fim de semana de fevereiro.
Agremiações Acará-disco e Cardinal se enfrentam no Piabódromo.

Festival do Peixe Ornamental é realizado em Barcelos (Foto: Divulgação ) 
 
Festival do Peixe Ornamental é realizado em
Barcelos.
 
A 20ª edição do Festival do Peixe Ornamental de Barcelos deverá reunir mais de 10 mil turistas, segundo a organização do evento. A festa será realizada neste sábado (1º) e domingo (2),  e contará com a apresentação de dois grupos folclóricos representados pelo peixe "Acará-disco" e pelo peixe "Cardinal" no Piabódromo,  principal Centro de Convenções do município, distante a 399 km de Manaus.
Neste ano, a agremiação do Acará-disco se apresentará com o tema: "20 anos de cultura de um povo", já o grupo recreativo Cardinal vai encenar o tema: "Cardinal terra mãe sustento de um povo". O festival iniciou nessa quinta-feira (30) com o Luau na Praia Grande.
saiba mais
  • Festival das Pastorinhas é realizado em Manaus
  • Espécies de peixes típicas do Peru são encontradas no interior do AM
O Cardinal é conhecido por suas cores azul e vermelho, sendo  o peixe ornamental mais exportado da Amazônia brasileira, responsável por quase 80% do volume anual de exportações, com sua cores em neon. O peixe cardinal encanta pela sua exuberância, tem sua habitat natural nas águas negras dos rios da região amazônica, a pesca do cardinal é feita durante o dia, nos lagos, igarapés e afluentes do grande rio negro. Os instrumentos utilizados para a sua captura são: canoa, remo, rapixé e cacuri.
O Acará-disco possui as cores preto e amarelo e é considerado favorito pelo mercado internacional. É comum encontrá-lo nas águas do rio Negro e seus afluentes, principalmente nos rios de água "branca". É um dos peixes ornamentais de maior valor comercial. A captura do acará disco é feita quase sempre durante a noite, os instrumentos utilizados para sua captura são: canoa, remo, lanterna e puçá.

0 comentários:

Postar um comentário